Colóquio Internacional Spinoza. Ser e Agir 28, 29 e 30 Outubro 2010


Professora Doutora Maria Luísa Ribeiro Ferreira (Universidade de Lisboa) 

 Maria Luísa Araújo de Oliveira Monteiro Ribeiro Ferreira é professora associada (com agregação) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde tem leccionado Filosofia Moderna, Didáctica da Filosofia, Filosofia da Natureza e do Ambiente, Filosofia do Espaço Público, Filosofia de Género.

Tem publicado inúmeros artigos nestas áreas, em revistas de especialidade e em colectâneas de textos. Cordenou   um projecto de investigação sobre Filosofia no Feminino, do qual se destacam as seguintes obras: As Teias que as Mulheres Tecem, Lisboa, Colibri, 2003; Pensar no Feminino, Lisboa, Colibri, 2001; Também há Mulheres Filósofas, Lisboa, Caminho, 2001. O que os filósofos pensam sobre as mulheres, Lisboa, Centro de Filosofia, 1998. Com Fernanda Henriques, Representações sobre o Feminino (nº1 da Revista ex aequo, revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre Mulheres, APEM), Lisboa, Celta Editora, 1999). 

Ainda sobre o tema das Mulheres na Filosofia publicou: As Mulheres na Filosofia, Lisboa, Colibri, 2009. Coordenou com Carlos João Correia, Teresa Quirino e Ana Rita Ferreira Longos Dias têm Cem Anos. Vieira da Silva Um Olhar Contemporâneo, Lisboa, Centro de Filosofia da UL, 2009; coordenou com  Cristina Beckert e  Margarida Amaral, o volume Hannah Arendt Luz e Sombra, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.

Sobre Espinosa e sobre Filosofia Moderna publicou: Diálogo e Controvérsia na Modernidade pré-crítica, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2005; Uma Suprema Alegria, Coimbra, Quarteto, 2003; Razão e Paixão. O Percurso de um Curso, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2002; A Dinâmica da Razão na Filosofia de Espinosa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Junta Nacional de  Investigação Científica e Tecnológica, 1997.

Com  Adelino Cardoso, Medicina dos Afectos. Correspondência entre Descartes e a Princesa Elisabeth da Boémia, Lisboa, Celta, 2001; Grécia, Chão da Filosofia, Lisboa, Didáctica, 1982.

Integra  a equipa de redacção das revistas Philosophica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Conatus da Universidade Estadual do Ceará e Communio da Universidade Católica Portuguesa. É membro: do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa coordenando a linha de investigação sobre Filosofia Moderna e Contemporânea  bem como os projectos de investigação Ensinar/Aprender Filosofia e As Mulheres na Filosofia; É também membro da Sociedade Científica da Universidade Católica; do GT Benedictus de Spinoza, da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; do Seminário Spinoza, Espanha; da Association des Amis de Spinoza, França.

e.mail:

luisarife@sapo.pt

site:

https:// luisarife.com. sapo.pt

 

Professor Doutor Diogo Pires Aurélio (Universidade Nova de Lisboa)

    Professor de Filosofia Política na Universidade Nova de Lisboa. Traduziu, prefaciou e editou obras de Maquiavel (O Príncipe), Espinosa (Tratado Teológico-Político e Tratado Político) e Richelieu (Testamento Político). Publicou, na área da filosofia, as seguintes obras: Um fio de nada, ensaio sobre a tolerância (1997), A vontade de sistema, estudos sobre filosofia e política (1998), Imaginação e poder, estudo sobre a filosofia política de Espinosa (2000), Razão e Violência (2007), Representação Política (2009). Prefaciou a edição portuguesa do livro de Jacques Rancière, O ódio à democracia (2007). Coordena o projecto de investigação «Global Justice and International Terrorism», financiado pela FCT (2007-2010).

 

 

Professor Doutor Olivier Feron (Universidade de Évora)

    Professor de filosofia moderna e contemporânea da Universidade de Évora. Vice-Presidente da     AFFEN - Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, especialista e tradutor das obras     de E. Cassirer e H. Blumenberg, é membro da Internationale Ernst Cassirer-Gesellschaft.

    

 
 

 https://www.filosofia.uevora.pt/feron/home.htm